Sinto que chega ser consenso que a união de pequenos grupos aumenta oportunidades. Existem até iniciativas louváveis de ações em rede.
No entanto, observo que o processo de união entre as
lideranças passa necessariamente pela qualidade e intensidade de mutuo
engajamento em seus projetos que por si só já demanda um trabalho lento,
complexo e delicado.
Nos encontros em rodas de conversa, reuniões de trabalho e seminários o que ainda se nota?
E quando nos reunimos, o que já é uma vitória, nos
momentos em que todos estão expondo suas experiências, demandas e propostas,
são entrecortados mais com atitudes de autoafirmação e menos ou quase nenhuma
pergunta com a natureza de entender o outro. Noto certa ausência de empatia
(estar no lugar do outro) para diálogo consequente. Talvez uma ausência pontual
ou localizada aqui e acolá mas que de algum modo dificulta o desejo latente de
se reconhecer no outro e vice versa para recriar relacionamentos.
Das grandes enchentes, passando pelos incêndios domiciliares e acidentes de trânsito, sempre temos desconhecidos solidários arriscando-se para salvar vidas ou ajudar vítimas desconhecidas.
Historicamente a iniciativa de ajudar a salvar vidas
e mobilizações populares unindo lideranças e até fazendo com que o povo
reconheça naturalmente lideranças, se revelam com mais evidência em situações
de tragédia. (vide as enchentes que massacraram a Cidade de Deus nos anos
noventa).
Talvez falte escuta qualificada entre nós.
A Cidade de Deus tem demonstrado uma especial vocação no seu desenvolvimento midiático com múltiplas linguagens e vantagens ainda pouco reconhecidas e subutilizadas interna e externamente.
Acredito
então que devemos valorizar ao máximo nossos veículos e canais de comunicação e
aprender a planejar nossas campanhas com esses canais que já temos.
Veículos:
CddAontece; RadioWebCdd e CDD A notícia por quem VIVE, CDD NA WEB e Esquina Produções,
no meu entender, já estão consolidados e
com esperto domínio do que fazem e querem no campo da comunicação. Plataformas com conteudos atualizados como por exemplo o Portal Comunitário ou específicos como taidokan.com sobre as artes marciais e sua cadeia produtiva. Eventos literários com mic aberto como o Sarau Poesia de Esquina, são alguns exemplos a considerar em termos de comunicação local.
A comunidade se comunicando melhor pode ser um estratégia para debulhar melhor as cascas que separam as atuais lideranças.
E o reconhecimento de Nós nas capas e conteúdos destes veículos e plataformas talvez sirva
para melhorar o entendimento e identificação sobre quem somos e consolidar
encontros.
Trocando em miúdo:
a
Desejável que cada coletivo,
rede, associação, ONG, igreja, cooperativa ao elaborar seu plano de marketing e
comunicação, priorize e valorize os veículos que aqui reconhecidos.
E que os veículos já consolidados incluam em suas programações e pautas matérias das organizações com uma agenda positiva de eventos e projetos locais.
Que essa relação seja valorizada segundo princípios da economia solidária ou criativa.
E que os veículos já consolidados incluam em suas programações e pautas matérias das organizações com uma agenda positiva de eventos e projetos locais.
Que essa relação seja valorizada segundo princípios da economia solidária ou criativa.
Recomendados:
http://www.cidadededeus.org.br/jornal-anpqv/quem-somos
http://www.webradiocdd.org.br/
http://taidokan.com.br/
http://www.cddacontece.com.br/
https://cddnaweb.com.br/
https://cddnaweb.com.br/
@PoesiaDeEsquinaDaCidadeDeDeus
Nenhum comentário:
Postar um comentário