domingo, 7 de outubro de 2007

NÃO ESTÁVAMOS SÓS NA CDD DOS ANOS SETENTA E OITENTA!

O GCP com a Revista Nós não era o único grupo que produzia cultura nos anos setenta na cidade de Deus.

Havia o Grupo Liderança Cristã da Igreja Pai eterno São José.

Grupo Perspectiva de Teatro,

Jornal O Amanhã.

Um grupo de karatekas no Centro Social Urbano que nos anos oitenta dá origem a ONG TAIDOKAN KARATE CLUB – Centro de Estudos de Artes Marciais.


Grupo de Cinematografia do CIMPA (Colégio 

Intermunicipal Pedro Aleixo) que funda o primeiro cineclube na Cidade de Deus.

Grupo Acorda Crioulo porta voz do Movimento Negro na Cidade de Deus.

Grupo Ariri (de capoeira do Mestre Derli).

Blocos carnavalescos luar de Prata; Coroado, Garimpeiros, bloco da Lata, Bloco das Piranhas.

Escola de Samba Acadêmicos da Cidade de Deus.

E o grupo Jovem Guarda sob a direção do Adauto Filho que produzia a Rádio Comunitária com serviço de Alto Falante na Praça e os desfiles carnavalescos na Cidade e Deus.

A maior parte destes grupos se articulava com o COMOCID - Conselho de Moradores da Cidade de Deus.

Era como se estivéssemos numa espécie de universidade livre, aberta e popular. Que como muito apropriadamente escreve o poeta e hoje professor Pablo das Oliveiras: “ Naqueles dias a Revista (produto e processo), contribui significativamente na formação para uma consciência de cidadania. Hoje percebemos sua admirável extensão, pois para além do papel, a essência da Revista, em Nós, se imprimiu de diferentes maneiras alma a dentro.”.



REVIRAVOLTAS


Na 2ª metade 1979 saio da revista e logo em seguida aceito convite em participar do jornal o AMANHÃ.

GCP/RN, O AMANHÃ e FAMERJ

Em 79 uma crise interna faz com que me afaste do grupo GCP/RN por um tempo. Momento em que sou convidado pelo Almir para participar do Jornal. Um pouco relutante acabo por aceitar a proposta.

Logo em seguida reconstrói-se as relações de amizade entre todos os membros da REVISTA NÓS.

Em Abril de 1977 acontece a I SEMANA DE DEBATES SOBRE OS PROLEMAS DO RIO DE JANEIRO na ABI - Associação Brasileira de Imprensa. As equipes da RN/GCP e do Jornal O AMANHÃ estiveram presentes. 

Em Maio de 1979 o COMOCIDE realiza uma Assembleia Geral na qual é dado destaque à atuação das equipes da revista e do jornal. Nesta mesma assembléia é dado inicio ao debate sobre a realização de uma eleição para constituir nova Diretoria. Esta assembleia foi presidida pelo João de Pinho e que me chama para secretariar. O João Batista, Presidente do Conselho Fiscal, não queria continuar, mas entendia ser necessário uma chapa de conciliação que incluísse lideranças antigas e novas. Um dos veteranos indicados por ele era o  o Serafim, lider do Conselho de Moradores do Conj Gabinal e Margarida e importante ativista na igreja católica junto com o Padre Julio Grooten. O Almir Paulo, do Jornal O Amanhã, foi indicado para 1º Secretario. O Benedito Malaquias foi também indicado pelo João Batista para continuar como Tesoureiro. Mas o Benedito se recusou. ele era radicalmente favorável que ocorresse uma chapa que contemplasse em sua maioria, novos valores.
 Realizo então uma campanha junto aos grupos O AMANHÃ/PESPECTIVA DE TEATRO; CULTURAL PROJETO/REVISTA NÓS; Com o objetivo de formarmos uma chapa e concorrer as eleições do COMOCID.

Realizamos as eleições com três chapas: Havia a Chapa 1 com João de Pinho. A Chapa 2, uma articulação de grupos culturais e lideranças comunitárias locais na maioria muito jovens e inexperientes, liderados pelos componentes da RN/GCP e do Jornal O Amanhã. E a chapa 3, do João Batista.

Foi de fato um extraordinário exercicio de cidadania e demonstração de poder popular organizado. Conseguimos que viesse um Juiz com uma urna e cabine do TRE. E vi filas de moradores com identidade em mãos esperando para depositar seu voto na urna.
O resultado foi publicado no mesmo dia. E quando anunciaram a vitória da chapa 2, aconteceu algo incrivelmente mágico. Todas as pessoas se abraçavam. Tinha quem gritasse e pulasse de euforia e até que chorasse ainda sem acreditar na alegria sentida por tão avassaladora vitória. A maioria esmagadora dos votos do povo esta do nosso lado.
O João Batista que tinha se posicionado como adversário veio nos oferecer seu apoio incondicional. 
Em 1980 inauguramos uma nova era de grandes eventos políticos de massa na comunidade com o fechamento das duas principais vias de acesso na CDD: A Edgard Werneck e a Estrada Mal Salazar Mendes de Morais, para a realização de uma festa que se tornou tradição por mais de uma década. A festa do Dia do Trabalhador, o I de Maio.

O palco principal ficava na Praça Julio Grooten, onde aconteciam shows musicais, performances e comícios políticos.   

A cena politica local se reestrutura com novas articulações a partir do movimento associativista emergente no Estado do Rio de Janeiro.

Simultaneamente surge a partir de uma iniciativa do CEZO – Centro de Estudos da Zona Oeste com sede em Campo Grande encontros com alguns representantes da sociedade civil organizadas sobre problemas da região. Fui em alguns destes encontro com Paulo Caramenz representando o COMOCID. 

Estavam na liderança deste debate Cesar Campos e Jó Rezende.
No CEZO surgem os embriões para a fundação da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro – FAMERJ.

Com apoio do Sindicato dos Médicos, surgem as comissões de saude nas associações de moradores. E em 1982, realizamos o Primeiro Encontro Popular pela Saude do Rio de Janeiro na Cidade de Deus. A sede deste encontro foi o prédio onde agora funciona o CVT da FAETEC. Na época, era o único colégio particular de ensino médio na Cidade de Deus.


Parte da cúpula do COMOCIDE, da esquerda para direita, Nilton Santa (Presidente do GR Escola de Samba Acadêmicos da Cidade de Deus); Paulo, dono da principal farmácia local, Wellington França, representante do Grupo Cultural Projeto, João de Pinho, Presidente do COMOCIDE e Paulo Caraménz, Coordenador do Departamento Cultural do COMOCID.


CRONOLOGIA JORNAL O AMANHÃ

PRIMEIRA METADE DE 1979 – PERÍODO DE FUNDAÇÃO (pesquisa em andamento)

Maio de 1980 – Edição 4 ano II JORNAL O AMANHÃ

TITULO DA MATÉRIA DA CONTRA CAPA:
A CONJUNTURA DO PAÍS VISTA E COMENTADA POR QUEM SOFRE OS EFEITOS: O POVO.
(SEGUE PARTE DO ARTIGO)
No 2º semestre do ano passado o governo impôs ao Congresso um projeto para acabar com os dois partidos existentes até então (ARENA E MDB). O que eles queriam realmente era cassar o partido de oposição, que pelo voto popular o derrotava a cada eleição.
Mas não ficou só nisto. Com o pretexto de “Abertura” o que o governo também queria era o adiamento das eleições e manter o seu partido, a ex ARENA, agora com o nome de PDS em firme enquanto a oposição se dividia.


EXPEDIENTE
O AMANHÃ – Jornal da Cidade de Deus

Uma publicação dos moradores da Cidade de Deus, tendo o apoio jurídico do COMOCID – Registro de pessoas jurídicas nº 9.989.

CONSELHO EDITORIAL
Almir Paulo, Humberto França, Germana Maria, Wellington França, Ivan Paulo, Maria e Adalton Silva.
COORDENAÇÃO GERAL
Adalton Silva
DISTRIBUIÇÃO E VENDAS
Maria
DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL:
Gilberto e Wellington
DEPTº FINANCEIRO
Germana Maria
IMPRESSÃO
Gonzaga e Nado

Nenhum comentário: