domingo, 19 de maio de 2019

OS CAMPOS DE PESQUISA PARA A ESCRITA DE ABISMOS


Uma metrópole vista do alto assemelha-se grande oceano de concreto, aço, vidro e e asfalto.
Entre seus prédios, fendas abissais.



Abismos nos quais residem seres de luz própria porém escondidas entre seus próprios dejetos  e desejos.
O campo de pesquisa para escrever e desenvolver os poemas do livro Abismos foi o complexo conjunto das periferias urbanas do Rio e Grande Rio. Mais que circular entre becos do Centro e vielas das favelas, fui permanecer em seus, talvez, mais democráticos centros de concentração humana para escutar músicas como DJ anônimo, afinar ou desatinar cantigas nos videoskês, levar um papo trivial à mesa ou acotovelado nos balcões. Vez por outra curtindo uma meia porção de carne assada mas sempre degustando a cerveja de minha marca predileta. Homens em volta de uma ou duas mesas repletas de litrões de badaladas marcas, exibem suas protuberâncias abdominais avantajadas - preferem apelidar de excesso de gostosuras - camisas ao ombro, devoram com olhos e gestos mulheres que usam e abusam de seus talentos sedutores na voz, no corpo e no ato de caminhar ou dançar. Cães entram com desenvoltura. Esculachados ou afagados, sempre voltam. Homens, mulheres e crianças que dormem sob marquises ou bancos da praça, catam no asfalto, guimbas de cigarro e farelos de crac. Pedem para clientes do bar dinheiro para jogarem nas máquina de jogos de azar ditas, "caça níqueis" ou para pagarem algum sagado. Eventualmente pegam encomendas de produtos exclusivos das “bocas”. A prostituição, as vezes ocasional, às vezes permanente.
Um poeta quase sempre solitário, descreve as entrelinhas das almas expostas nestes bares cosmopolitas em papel que embalam pacotes de cigarro.
Estes locais que podem deixar o inferno de Dante no Chinelo, tem seres de luz própria e muita oração poética que liberta.

2 comentários:

Unknown disse...

🌟Parabéns grande poeta que tenho honra por estar numa coletânea junto, um dos fundadores do movimento Poesia de Esquina. Sucesso!

wellington disse...

Muito agradecido Mestre, pelo reconhecido. Também sinto-me honrado por sua companhia nos saraus que dobram o tempo e criam vida.