quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A CDD como Campus de Produção de Conhecimento Cientifico

Vista lateral Praça Pe. Julio Groten e parte da Rua Edgard Werneck.
Fonte: Google Maps


Proposta de Criação do Observatório da CDD

Argumentação que faço baseada nas experiências históricas da Cidade de Deus e recortes sobre concepções contemporâneas protagonizadas pelo Observatório das Favelas sediado no conjunto de comunidades da Maré. 

Desde os anos setenta e mais intensamente nos anos oitenta que os grupos de produção e movimentos culturais e literários criados na Cidade de Deus (com atores intergeracionais dos 14 aos 70 anos) produziam uma agenda que sempre ou quase sempre incluía conscientemente a produção de conhecimento científico numa perspectiva de intervenção cultural em rede e a partir de mapeamentos e diagnósticos próprios ou apropriados de outras fontes e territórios.  Era como se vivêssemos imersos numa grande universidade popular. É possível que esse acumulo tenha influenciado na formação das novas gerações de atores sociais que passam a se instrumentalizar nas assim chamadas organizações não governamentais de base comunitária e que vem constituir em 2003 o Comitê Comunitário da Cidade de Deus e em 2004 a Agencia CDD de Desenvolvimento Local.


A partir de certo momento, alguma lideranças da Cidade de Deus verificam que sua população vinha sendo tratada como objeto de pesquisa científica e com o agravante de que quase sempre descrita muito mais como assistida do que como protagonista de sua própria história. Constatação esta que por si só, parece-me, justificar o reacender olhares juvenis ao ingresso para além das universidades e promoção do feedback tão propagado nas primeiras gerações, ou seja, depois de alcançar a universidade, compartilhar com a comunidade a experiência acadêmica, sem culpa nem obrigação.

Das conexões entre Territórios das Periferias Fluminense & Academias brasileiras e do Exterior

Verifiquei, sobretudo na fase pós UPP + Social interesse das universidades em promover e intensificar intercâmbios com  produções culturais das favelas cariocas. Mesmo antes, cabe lembrar a experiencia da Universidade das Quebradas.
https://www.universidadedasquebradas.com/

Na Cidade de Deus chamo atenção para a recente pesquisa  CONSTRUINDO JUNTOS           
 http://construindojuntos.com/index.php/metodologia/ sobretudo sua metodologia que considero de um grau de excelência que ainda não havia testemunhado in loco em toda minha vivencia na Cidade de Deus.
Importante ressaltar que a coordenadora da pesquisa, socióloga Anjuli Fahlberg, da Northeastern University em Boston e Ricardo Fernandes, professor e coordenador do grupo teatral Os Arteiros, tenham se esforçado para que os jovens participantes da pesquisa de campo em toda a construção do diagnóstico viessem a se apropriar deste conhecimento.
Até meado dos anos oitenta, outrora Colégio José de Alencar, atualmente CVT CDD da FAETEC, foi sede do Conselho de Moradores Cidade de Deus e importantes eventos como por exemplo o I Encontro Popular pela Saúde do Estado do Rio de Janeiro que serviu de base para a criação do SUS.

Observatório da CDD. Uma Utopia Possível?


CASA DE CULTURA CIDADE DE DEUS, UM EXEMPLO A SER ESTUDADO


A Casa de Cultura, desde sua fundação, 2011, coleciona em seu portfólio iniciativas semelhantes ou próximas do que poderia ser uma incubadora, produtora e gestora de projetos que transitam no campo da pesquisa de diagnóstico social; e formação especializados em artes, educação popular, esporte e memória.
Contudo existem muitas outras experiências e iniciativas para serem catalogadas e consideradas como potenciais para o start no devido tempo na construção do Observatório. 

Em 2016 o Comitê Comunitário da Cidade de Deus chegou a contar com a participação de vinte iniciativas organizacionais (grupos, coletivos e pessoas jurídicas de direito privado) de natureza popular e uma pessoa física.

Exemplos de Iniciativas da Casa de Cultura Cidade de Deus:






Para pensar

  1. Poderia a Casa de Cultura Cidade de Deus, aqui citada como exemplo, com o devido aporte de recursos, ter condições de se apropriar desta ideia e colocar sua expertise a serviço da criação do Observatório da CDD?
  2. Estaríamos preparados hoje para que no âmbito das instituições sediadas na CDD de base comunitária formar um grupo de trabalho e estudo de viabilidade para formular e executar um projeto semelhante ao projeto NOVOS SABERES do Observatório das Favelas? 


Acredito que sim. Temos condições de pelo menos amadurecer esta proposta, mas penso ser necessário mais organizações participarem deste debate.


Nenhum comentário: